Notícias - RESUMO DA SESSÃO

Resumo da Sessão 22 de novembro

23/11/2018

A Câmara Municipal de Vereadores de Irani realizou uma Sessão Ordinária no dia 22 de novembro. Confira o que tramitou:

• ·         Convite da Associação Corpo de Bombeiros Voluntário de Irani, A Associação Corpo de Bombeiros Voluntarios de Irani, convida  V. Exa. e digníssima família para participarem da Solenidade de Formatura da 9° Escola de Formação de Bombeiros Voluntários - EFBVI de Irani e jantar comemorativo.

Data: 24/11/2018 (sabado) as 19 horas.

Local: Sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani

• ·         Convite da Comunidade de Linha Oro para a Festa da Padroeira Santa Luzia, que acontecerá no dia 09 de dezembro de 2018. Com missa e almoço

• ·         Convite Do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa - convida Vossa   Senhoria para participar da, II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do munício de Irani - SC, sobre o tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas", a realizar-se em 30 de novembro de 2018, no  Centro c; Convivência, Sonia  B. Zampierí,  apartir das 13 horas

• ·         Da Prefeitura Municipal de Irani - Ofício n° 41/2018 solicitar a cooperação dos Vereadores na procura de crianças com idade de 04 anos que ainda não estão regularmente matriculadas  numa  escola regular e na divulgação sobre as matrículas, em especial da Educação Infantil a partir desta idade. Pedimos a colaboração para que nos auxiliem a garimpar esses alunos que completam 4 anos de idade até 31/03/2018 e que ainda não realizaram sua matricula nas unidades de  Ensino do Município. O  período de matrículas está aberto do dia 05/11/2018 até 30/11/2018.

• ·         Da Prefeitura Municipal de Irani - Ofício em  resposta ao pedido de informação do Vereador Renato  de   Campos referente a  sinistro com veículos do Município.

• ·         Da Prefeitura Municipal de Irani - Ofício em resposta ao  pedido de  informação do Vereador Renato  de Campos,  em  relação ao terreno envolvendo o CTG.

• ·         Da Prefeitura Municipal de Irani - Ofício em resposta ao pedido ao  requerimento do vereador   Wilson Zamarki, com relação ao panfleto de propaganda do Deputado eleito Moacir Sopelsa.

• ·         Da Prefeitura Municipal de Irani - Ofício em  resposta  ao pedido  ao pedido  de informação do vereador Wilson Zamarki,  encaminhamos em anexo as  AFs referentes ao paisagismo realizado em parte dos canteiros da Av. Governador Ivo Silveira.

• ·         Da Prefeitura Municipal de Iraniencaminhando o Projeto de Lei n° 24/2018 em caráter de URGÊNCIA que institui o serviço voluntário do âmbito da Administração Municipal de Irani. Justificativa: O presente projeto de Lei tem  por objetivo instituir o serviço voluntário.

• ·         Indicação do Vereador Wilson Zamarki - indica a necessidade de melhorias no parquinho infantil localizado próximo a Creche Neri Terezinha Guareski:
  • - Seja cercado com a máxima urgência o parquinho a fim de evitar que as crianças tenham acesso a rua com tanta facilidade, o que torna o local de alto risco propicio a acidentes;

- Seja instalado mais  bancos, pois como o local é muito frequentado os bancos existentes não são suficientes;

- Seja plantadas árvores de crescimento rápido e/ou já de porte grande e instalado área com cobertura a fim de proteger as crianças e pais do sol, especialmente agora com horário de verão em que no fim do dia pode-se aproveitar por mais tempo este local;

- Seja instalada torneira, bebedouro e construído um banheiro para utilização de todos;

- Sejam instalados mais brinquedos, pois os que possui não atendem a demanda, e que seja consertado os que encontram-se quebrados;

- Seja instalados caixas de areia, a fim de dar mais possibilidade de brincadeiras para as crianças, além de representar baixo custo para administração, muitas crianças utilizariam/brincariam ao mesmo tempo.

• ·         Indicação do Vereador Wilson Zamarki - seja realizado serviços de reparos e melhorias com a máxima urgência na Rua Otto Augusto  Lohmann nas proximidades do ginásio da APAE. Tal solicitação se faz necessária, pois esta Rua encontra-se em péssima condição de conservação, salientando que em dias de chuva a situação fica ainda pior devido o barro que se forma no local.

Durante a Palavra Livre, os vereadores Wilson Zamarki, Augustinho Leoratto e Vanderlei Canci falaram.

Ordem do Dia:

Projeto de Lei Complementar nº 10/2018: DISPÕE      SOBRE A ALTERAÇÃO       DA  LEI         COMPLEMENTAR N° 032/2007. O projeto acrescenta o parágrafo único: o servidor público municipal ocupante de cargo efetivo receberá gratificação de 25% sobre o vencimento do cargo em que for lotado se optar por essa remuneração na forma do caput deste artigo.

O projeto foi aprovado em primeira votação por 4 votos favoráveis: Valmor Antunes, Leonir Guimarães, Maicon Sandi e Vanderlei Canci. Foram contrários os vereadores Gilnei Pereira, Augustinho Leoratto e Antonio Guareski. O vereador Wilson Zamarki absteve-se de votar.

Na Explicação Pessoal, falaram os vereadores Vanderlei Canci, Valmor Antunes, Maicon Sandi, Leonir Guimarães, Antonio Guareski, Wilson Zamarki e Augustinho Leoratto.

A próxima sessão acontecerá 26 de novembro, segunda-feira às 14h. Para maiores informações acesse www.facebook.com/camarairani ou www.camarairani.sc.gov.br