Notícias - RESUMO DA SESSÃO

Confira o RESUMO da Sessão Ordinária realizada em 29 de outubro

30/10/2018

A Câmara Municipal de Vereadores de Irani realizou uma Sessão Ordinária no dia 29 de outubro. Confira o que tramitou:

·         - Ofício da Caixa Econômica Federal Assunto: Contrato de Repasse celebrado entre o Município de Irani e a Caixa Econômica Federal.

·         - Convite da Prefeitura Municipal de Irani para participar de reunião no dia 09 de novembro de 2018 as 19h no Centro de Convivência Sonia Bressann Zampieri, tendo como pauta areas industriais do Município.

·         - Ofício da Prefeitura Municipal de Irani informando que houve alteração na data de realização da Reunião marcada para o dia 09 de outubro de 2018, a qual tem como pauta a individualização das matriculas das areas industriais. Fica a presente reunião remarcada para o dia 12 de novembro de 2018 as 19h no Centro de Convivência Sonia Bressan Zampieri.

·         - Indicação dos Vereadores Renato de Campos e Wilson Zamarki – para solicitar ao Poder Executivo junto com a secretaria responsável que analisem e realizem a construção de lombadas na Rua Valdecir Ângelo Zampieri com a máxima urgência. Tal solicitação se faz necessária, devido ao fluxo considerável de veículos, sendo que fica agravado, pois neste Bairro possui uma escola o que acentua o número de transeuntes especialmente de crianças. Visto que a construção de lombadas deve diminuir o fluxo de alta velocidade os quais veem gerando inúmeros transtornos bem como o grande risco de acidentes. Ressalta, estes Vereadores aguardarão o prazo de 30 dias caso contrario outras medidas serão tomadas.

·         - Indicação do Vereador Wilson Zamarki - solicita ao Poder Executivo junto ao órgão responsável para seja realizado serviços de tubulação com a máxima urgência na Rua Neri Terezinha Guareski, no Bairro Industrial nas proximidades da garagem da prefeitura e Secretaria de Obras, especificamente em frente a residência de Marcelo Fernandes. Tal solicitação se faz necessária, pois esta rua encontra-se em péssima condição de conservação, salientando que em dias de chuva a situação fica ainda pior devido o acumulo de água das chuvas as quais acabam invadindo as residências deste local.

·         - Indicação do Vereador Wilson Zamarki dirigida à Câmara Municipal de Vereadores- Em inúmeros municípios brasileiros há instalado painel digital que transmite em tempo real a arrecadação do município. Trata-se de um “impostômetro”. Tal equipamento mantém a população informada sobre a arrecadação do município. Pelo exposto, requer que se verifique da possibilidade de instalar equipamentos para divulgação da arrecadação na Câmara Municipal de Vereadores.

·         Indicação do Vereador Wilson Zamarki - indicação enviada ao Prefeito Municipal para para que seja pleiteado junto ao órgão responsável a fim de viabilizar a construção de trevo de acesso à área industrial na BR 153 aproximadamente no km 74.

·         Pedido de Informação do Vereador Wilson Zamarki - a ser encaminhado ao Poder Executivo, consistente no seguinte: No mês de Junho deste ano foi apresentado na Câmara Projeto de Moção de autoria de todos os vereadores, solicitando a isenção de IPTU do imóvel residencial de munícipes que tenham câncer ou familiares que com ele residem, com registro da doença. Solicita-se através de resposta formal se referida solicitação será atendida para o próximo ano de exercício.

·         Da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira - apresenta seu parecer prévio em relação ao Projeto de Lei n° 017/2018 que “Dispõe sobre as Diretrizes  para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2019 e dá outras providencias”. Referido projeto de lei deverá aguardar pelo prazo de 5 dias uteis a proposição ou não de emendas por parte dos vereadores, para posterior emissão de parecer final.

Durante a Palavra Livre, falaram os vereadores Wilson Zamarki, Augustinho Leoratto, Antonio Guareski e o presidente Vanderlei Canci.

Ordem do Dia:

Discussão e Votação única secreta do Veto n° 04/2018 - Veto parcial ao Projeto de Lei Complementar n° 01/2018, apresentado pelo Vereador Vanderlei  Canci, para Alterar denominação, atribuições e fixar carga horária dos cargos comissionados da Câmara  Municipal de Vereadores. Veto aprovado por unanimidade.

Na Ordem do dia também foram APROVADOS por unanimidade os seguintes projetos:

- Projeto de Lei Ordinária nº 16/2018: que “Altera os anexos de metas físicas e financeiras e inclui ações no Plano Plurianual do Município de Irani para o Quadriênio 2018-2021”.

- Projeto de Lei Ordinária nº 19/2018: que autoriza celebrar termo de       colaboração com  associações  do município e  dá    outras  providências.

- Projeto de Lei Ordinária nº 20/2018: que autoriza  o Município  de  Irani  a     receber     imóvel em doação.

- Projeto de Lei Complementar nº 6/2018: Fixa valor mínimo para ajuizamento da ação de execução fiscal e dá outras providências. A tramitação deste projeto encontrava-se suspensa em razão de pedido de vistas apresentado pelo Vereador Gilnei Pereira e aprovado em plenário. O projeto foi reincluído em pauta, após discussão o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Durante a Explicação Pessoal, falaram os vereadores Renato de Campos, Antonio Guareski, Leonir Guimarães, Wilson Zamarki e Vanderlei Canci.

A próxima sessão acontecerá dia 08 de novembro, às 19h. Para maiores informações acesse www.facebook.com/camarairani ou www.camarairani.sc.gov.br