Notícias - RESUMO DA SESSÃO

Legislativo aprova duas Moções

08/10/2018

Na manhã do dia 08 a Câmara Municipal de Vereadores de Irani realizou uma Sessão Ordinária. Sob a presidência do vice-presidente Wilson Zamarki, a sessão a contou com estudantes da Rede de Ensino de Irani, assim com as sessões anteriores. Nesta, estavam presentes os alunos do 5° ano da EEB Santo Antonio, acompanhados da professora Sirleide Soligo de Oliveira.

A vereadora-mirim Pamela Tais de Sousa Almeida, representante da escola, compôs a Mesa Diretora.

Confira o que tramitou:

Da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira -  parecer prévio em relação ao Projeto de Lei n° 016/2018 que “Altera os anexos de metas físicas e financeiras e inclui ações no Plano Plurianual do Munícipio de Irani para o Quadriênio 2018-2021”. O projeto de lei deverá aguardar pelo prazo de 5 dias uteis a proposição ou não de emendas por parte dos vereadores, para posterior emissão de parecer final.

Durante a Palavra Livre falaram os vereadores Paulina de Rezende, Leonir Guimarães, Wilson Zamarki, Augustinho Leoratto, e Antonio Guareski.

Confira a deliberação de projetos na Ordem do Dia:

·         Discussão e Votação única do Requerimento do Vereador Wilson Zamarki para que seja instituída Comissão Especial com a finalidade de realizar estudos e propor reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Irani e atualização da Lei Orgânica Municipal. A presente comissão será composta pelo autor deste requerimento, representando o Partido Progressista e mais 01 (um) membro de cada partido com representação nesta casa, indicados pelos partidos, totalizando 4 (quatro) membros.  O prazo para que a comissão realize seus trabalhos será de 90 (noventa) dias, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos, mediante requerimento. Por fim, considerando que este requerimento objetiva a criação de comissão para atualização do Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal, requer-se a desistência do requerimento apresentado em 12/09/2018, o qual se limitava a reforma do regimento interno. Aprovado por unanimidade.

·         PROJETO DE MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 004/2017 - O Vereador Wilson Zamarki, apresenta projeto de moção de repúdio, dirigida ao Poder Executivo Municipal de Irani, envolvendo o serviço de reforma da Fossa de Tratamento de Esgoto Sanitário do Bairro Santo Antonio a ser realizada pela Prefeitura do Município de Irani. Em votação, a Moção foi aprovada com 5 votos favoráveis (Gilnei Pereira, Renato de Campos, Paulina de Rezende, Antônio Guareski e Augustinho Leoratto. Foi contrário o vereador Leonir Guimarães. E os vereadores Maicon Sandi e  Valmor Antunes abstiveram-se de votar.

·         PROJETO DE MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 005/2018 - Os Vereadores Renato de Campos, Antônio Marcos Guareski, Gilnei Pereira e Augustinho Marcos Leoratto, em consonância com o disposto nos artigos 158 a 160 do regimento Interno desta Casa Legislativa, apresentam projeto de moção de repúdio, dirigida ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Irani, Sr. Sívio Antônio Lemos das Neves, envolvendo a impossibilidade de participação do estilo musical gospel no FIMUSI. A Moção foi aprovada com 04 votos favoráveis (Renato de Campos, Augustinho Leoratto, Gilnei Pereira e Antonio Guareski). Votos contrários: Leonir Guimarães, Maicon Sandi e Valmor Antunes. Abstenção: Paulina de Rezende.

Na Explicação Pessoal, falaram os vereadores  Renato de Campos, Gilnei Pereira, Maicon Sandi, Paulina de Rezende, Valmor Antunes, Leonir Guimarães,  Augustinho Leoratto e Wilson Zamarki.

A próxima sessão acontecerá  dia 18 de outubro, às 19:00. Para maiores informações acesse www.facebook.com/camarairani.